quinta-feira, 25 de março de 2010

Inscrições abertas!

Estão abertas até o dia 26 de abril as inscrições para o curso “Estratégias de investigação jornalística: a apuração em jornalismo literário, online, esportivo e cultural”, que será ministrado, entre os dias 3 e 7 de maio, das 18h30 às 21h30, na Sala Liber da Biblioteca Central da UFPE, pelos jornalistas Adriana Santana e Eduardo Machado. O objetivo da capacitação é identificar as técnicas de investigação jornalística em matérias que não são convencionalmente classificadas como pertencentes à categoria de ‘jornalismo investigativo’. Com isso, a dupla quer mostrar que é possível desenvolver reportagens investigativas em áreas pouco exploradas como esportes, cultura, jornalismo on line e literário.

Entre os conteúdos abordados estão: a apuração jornalística (descrição, histórico, técnicas), a investigação como base do jornalismo, as estratégias de apuração, estudos de caso, identificação de marcas e técnicas de investigação em matérias reais, além de produção de reportagem coletiva. O programa também prevê o estudo do surgimento e consolidação da apuração na atividade jornalística, as estratégias dos repórteres durante a investigação e análises de casos de apuração.

As aulas serão ministradas durante uma semana, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30, na Sala Liber, que fica no segundo andar da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco. São 15 horas/aula com direito a certificado. O investimento para participar do curso é de R$ 200. A inscrição pode ser feita pelo telefone ou por email.

Adriana Santana

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambco (UFPE). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPE (1998) e mestre em Comunicação (2005) pela mesma instituição. Atuou como repórter de jornal impresso, editora de veículo online e coordenadora de comunicação. Integra o Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade e o Projeto de Extensão Jornalismo: Cidadão-Repórter-Cidadania, da UFPE e Diario de Pernambuco. A tese em desenvolvimento é intitulada Jornalismo de Entremeio: possibilidades e restrições da práxis jornalística no contexto contemporâneo.

Eduardo Machado

Formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Eduardo Machado é repórter especial do Jornal do Commercio e um dos editores do blog contador de homicídios PEbodycount. Atuando em redações desde 1997, o jornalista já venceu os prêmios Esso, Vladmir Herzog, Embratel, Cristina Tavares entre outros, sempre com reportagens sobre direitos humanos e segurança pública.

Estratégias de investigação jornalística: a apuração em jornalismo literário, online, esportivo e cultural

Data: 3 a 7 de maio
Horário: Das 18h30 às 21h30
Local: Biblioteca Central/UFPE (Sala Liber)
Investimento: R$ 200,00
Inscrições: 9143.8037 / cursojornalismoinvestigativo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário